Home | Richie Sambora | Discografia | Videografia | Letras/Traduções/Cifras | Vídeos | Fotos | Equipamentos | Guitarras
Quem fez esse site | Colaboradores | Forum | Contatos
Richard Stephen Sambora
Richard nasceu no dia 11 de Julho de 1959 em Perth Amboy, New Jersey, mas foi criado em Woodbridge uma cidade proxima.

Filho do italiano Adam C. Sambora e da polonesa Joan Sienila, Richie estudou na Woodbridge High School.

Começou a aprender a tocar guitarra aos 14 anos, logo após a morte de Jimi Hendrix em 1970. Desde o início sua maior influência foi o blues e o rock dos anos 60, tendo como principais influências Eric Clapton, Jimi Hendrix, Beatles, Jeff Beck, Andy Taylor, Stevie Ray Vaughan, Johnny Winter e Jimmy Page. Ele também teve influências da música clássica espanhola, de onde nasceu sua grande paixão pela guitarra espanhola.

Cursou faculdade de psicologia por dois anos, participava de festivais de bandas de garagem na universidade, e alternava os estudos com apresentações em clubes locais.

Antes de estourar no Bon Jovi, participiu de uma audição para tocar na banda Kiss, mas, por achar que a banda não se adquava a suas expectativas como músico, pois possuiam influências e generos diferentes, não assumiu o posto.

Desde seus 15 anos já participou de bandas como Rebel, The Mercy, Duque Willians & Extremes, The Massage (com Alec John Such), Richie Sambora & Friends, The Next, além de ter se apresentado junto a Joe Cocker.

Está no Bon Jovi desde 1983, quando assumiu o lugar de Dave Sabo. Assim como os os outros membros da banda, possui vários apelidos como "The King of Swing", "Mr. Bluesman", "Mr. Sambo", entre outros.

Multi-instrumentista, além da guitarra ele também toca violão, bandolim, baixo, bateria, saxofone, trompete, sítara, flauta, piano e acordeom.

Saiba algumas curiosidades sobre Richie Sambora AQUI

Vida Pessoal:

Em 1989, Richie começou um romance com a cantora Cher, que terminou em 1993. Mais tarde, em 15 de dezembro de 1994, se casou com a atriz Heather Locklear, em Paris, com quem teve uma filha chamada Ava Elizabeth Sambora (nascida em 04 de outubro de 1997). Para ela, Richie compôs uma musica instrumental entitulada "Ava´s eyes". Em fevereiro de 2005 Richie se divorciou de Heather, quando entrava para a turnê do album "Have nice day".

Ainda se recuperando do término de seu casamento, Richie passou por mais um triste episódio. Em junho de 2006, durante uma turnê na Inglaterra, recebeu a notícia de que seu pai, Adam Sambora, na época com 69 anos, foi diagnosticado com quarto estágio de câncer no pulmão. Infelizmente, em abril de 2007, veio a falecer. Na época, Sambora sofreu muito com a perda do pai e passou por problemas de saúde. Neste mesmo ano ele também rompeu com a atriz Denise Richards, que conheceu através de sua ex-mulher Heather. Richie e Denise ficaram juntos durante um ano.

Depois de três relacionamentos populares na mídia, Richie apresentou recentemente sua nova namorada. Seu nome é Jennifer Mallini, uma estilista de 33 anos.

Jennifer é conhecida por ser stylist de celebridades norte-americanas. Porém, seu nome passou a ser ainda mais conhecido quando se tornou estilista chefe das produções do "Girls Gone Wild", série de filmes pornográficos de grande sucesso nos Estados Unidos.

Ava Sambora, (que completou 11 anos em 2008) é o grande orgulho de Richie.

---- - ---


Filmes, TV e demais aparições:

Richie Sambora fez algumas participações em filmes e programas de TV. Um dos destaques foi sua aparição interpretando Eric Clapton na série American Dreams, em 2003.

As participações se estendem no filme "Na linha do Trem" (On The Line) no papel de Mick Silver, no programa de TV "The Chris Isaak Show" como ele mesmo, no seriado "Still Standing" no papel do Reverendo Roach, e no filme "Os Embalos de Sábado Continuam" (Staying Alive), no papel de guitarrista de uma banda, logo no início do filme. Richie também é um dos personagens do "The Sims Superstar", jogo de computador de simulação onde se pode criar e controlar as vidas de pessoas virtuais.

Ele também contribuiu para as trilhas sonoras dos filmes "Red Shoe Diaries", "Na linha do Trem" (On the Line), "Ameaça Subterrânea" (Fire Down Below), "As Aventuras de Ford Fairlane" (The Adventures of Ford Fairlane) e "Doidas Demais" (The Banger Sisters).

Recentemente Richie arriscou-se na composição de temas para programas de TV como o Entertainment Tonight e The Insider.

Juntamente com Jon Bon Jovi, Richie faz parte do grupo de proprietários do time de futebol americano Philadelphia Soul, que faz parte da liga Arena Football.

Ano após ano Richie Sambora participa com grande dedicação de diversas campanhas e causas sociais. Entre elas estão a Dream Street, a Fundação Steve Young, a Instituição Michael J Fox's Parkinson's e a Team Sambora Care for Kelly, criada por ele.

Em maio de 2004, Sambora foi premiado com o título de "Doutor Honorário de Letras" pela Kean University, onde também ocorreu a cerimônia de premiação. Lá, Richie fez um discurso de aceitação do título, apesar de ter estudado nesta Universidade apenas durante um ano.

No Hard Rock Café de Londres é possível encontrar uma réplica de uma de suas guitarras autografadas.


Colabore com o nosso site!

Você tem alguma informação importante?
Sabe de algo que não esta nessa biografia? Tem alguma coisa errada?

Vamos trabalhar juntos para que esse seja o maior site sobre Richie Sambora

Escreva para rs@richiesambora.com.br

<< HOME

Layout e Administração: Carlos Cassim | Programação e Hospedagem: K6 DESIGN