Home | Richie Sambora | Discografia | Videografia | Letras/Traduções/Cifras | Vídeos | Fotos | Equipamentos | Guitarras
Quem fez esse site | Colaboradores | Forum | Contatos
Guitarras
Richie Sambora possui uma grande coleção de guitarras, tendo pelo menos 120 exemplares de guitarras elétricas, duplas e triplas. Ele também é conhecido por utilizar uma grande variedade de equipamentos durante toda sua carreira.

Nos anos 80, Sambora utilizou principalmente as "superstrats" como a Kramer, Jackson, Charvel e Hamer, além das Les Paul customizadas, como a modelo "Rod Schoepfer". Em 1987 a Kramer fabricou um modelo assinado por ele com três humbuckers, headstock invertido, ferragem dourada, fingerboard embutidos em formato de estrela e uma ponte Floyd Rose original, que parou de ser fabricado em 1989.

Hoje em dia esta guitarra foi relançada pela MusicYo e seu nome, "Jersey Star", não leva mais o nome de Sambora. Richie também utilizou outros modelos da Kramer, incluindo uma variedade de modelos customizados. As duas guitarras mais conhecidas usadas durante a turnê "Slippery When Wet" foi a Kramer "Richie Sambora Signature" e uma Jackson branca com ponte Floyd Rose, configuração dos captadores HSS (Humbucker/Single/Single) e um headstock invertido estilo strato. Há também uma outra Kramer famosa utilizada por ele, a "Jersey Star Signature" doubleneck (com dois braços) utilizada em "Lay Your Hands On Me".

Durante os anos seguintes Sambora tocou com diversas guitarras, uma das mais conhecidas é a Jackson preta, com um humbucker na posição da ponte, Floyd Rose tremolo system, braço em maple e headstock invertido estilo stratocaster, além das Fenders e Gibsons.

Em 1991 a Fender lançou a stratocaster "Richie Sambora Signature", que possuía um sistema original de Floyd Rose tremolo e uma combinação de DiMarzio PAF Pro humbucker na ponte e 2 Fender Texas Special single-coil no braço e meio.

Essa guitarra foi fabricada em duas versões: uma americana e mais tarde, em 1996, a japonesa. O modelo fabricado nos Estados Unidos possuía um corpo alder com ash veneers nas cores "cherry sunburst" e "olympic white", enquanto a japonesa tinha um corpo alder com arte black Paisley (edição limitada) e acabamento "snow white". Outros detalhes incluíam um braço em maple, 22 trastes e as estrelas embutidas, assim como um circuito mid-boost de 25dB active (apenas na versão norte-americana) com TBX (americana e japonesa) controle de tons e um botão de ativo/passivo (captação).

Em 2001, a Fender lançou outro modelo Signature de Richie Sambora, dessa vez com 3 captadores single-coil vintage noiseless.

Até 2004 a Fender era fabricante de uma Stratocaster chamada "Richie Sambora". Entretanto, em 2005, passou a ser divulgado que Richie fechou um contrato com a Gibson, e seria lançado um modelo Signature que levaria seu nome, porém até o momento nada foi anunciado ou confirmado pela marca.

A cada novo disco lançado ou nova turnê, Richie costuma "apresentar" uma nova guitarra em sua coleção, e usar esta em grande parte do show, assim como na gravação de clipes.

Na Slippery When Wet & New Jersey Tour (1986/1990), eram as Kramers Richie Sambora Signature (ele chegou a tocar com uma media de 15 Kramers diferentes).

Na Keep The Faith Tour (1992/1993), começou a era das Fenders Stratocasters, época que passou a ser vendido o modelo que levava seu nome.

Na These Days Tour (1994/1996), continuou usando extensivamente Fenders, mas também passou a usar diversas Gibsons Les Paul, sendo assim 90% das guitarras que usava nos shows variavam entre as duas marcas.

Na Crush Tour (2000/2001), voltou a usar um novo modelo da Fender que seria lançado no mercado com seu nome, assim como um novo violão Taylor Doubleneck feito especialmente pra ele, "abandonando" assim os conhecidos Ovation Doubleneck que usava desde o começo da carreira.

Já na Bounce Tour (2002/2003), passou a usar uma guitarra Gibson Flying V (que pode ser vista no clipe de Everyday), e alguns modelos da marca Floyd Rose.

Na Have a Nice Day Tour (2005/2006), inovou ao usar um modelo Fender Telecaster Doubleneck (usado no clipe de Have a Nice Day) feito especialmente pra ele, além de guitarras feitas em parceria com seu então roadie e luthier Chris Hofschneider. E assim continou na Lost Highway Tour (2007/2008), quando foi licenciada uma dessas guitarras feitas por Chris pela marca ESP e passou a ser vendida no mercado levando o nome de Richie Sambora.

Nesta sessão você pode ver vários desses instrumentos usados por Richie Sambora.


*Pesquisa e Tradução: Priscila Borges e Lucas Guterres
*Montagem das fotos e Informações sobre as Guitarras: Lucas Guterres

Algumas das principais guitarras

 


Colabore com o nosso site!

Você tem alguma informação importante? Tem outras fotos das guitarras do Richie?
Sabe de algo que não esta nessa página? Tem alguma coisa errada?

Vamos trabalhar juntos para que esse seja o maior site sobre Richie Sambora

Escreva para rs@richiesambora.com.br

<< HOME

Layout e Administração: Carlos Cassim | Programação e Hospedagem: K6 DESIGN